quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comunicação e Confiança: essenciais em um cenário de crise

Inúmeras vezes ouvimos sobre diversas empresas que foram à falência por diversos motivos; não vendiam mais, perderam investidores, foram engolidos pela concorrência entre tantos outros. Porém, um mal que muitas vezes não é divulgado (ou evita-se falar sobre ele) é a falta de confiança que os colaboradores depositam na comunicação da empresa, essencial, principalmente, para enfrentar momentos de crise.


Além do papel de comunicar os colaboradores e mantê-los informados sobre a realidade organizacional, é imprenscindível que haja uma comunicação interna eficiente para transmitir confiança aos funcionários sobre as ações, a essência, o negócio da empresa. Dessa forma,  em momentos difíceis, todos falam uma língua só e agem em prol da recuperação da companhia.




Engana-se quem pensa que iludir os colaboradores com a idéia de que tudo esta sempre as mil maravilhas, que as vendas estão “lá em cima”, quando na verdade a empresa esta em um processo de turbulência econômica.


De más experiências, o cenário organizacional está cheio. O que nós, enquanto comunicadores e relações públicas devemos aprender, é que comunicação eficiente é comunicação clara, objetiva e principalmente verdadeira, pois dessa forma construímos e estabelecemos a tão sonhada credibilidade e confiança de um dos principais stakeholders: os funcionários.