sexta-feira, 23 de julho de 2010

Credibilidade x Rentabilidade

Por mais que tentemos parecer decentes e apresentar algum produto diferenciado, sempre vamos perder para a preferência absoluta dos assuntos escusos, estranhos, mórbidos. Será que precisamos, então, ermos éticos para adquirir confiança? Será que, essa confiança, nos traz credibilidade? Bom... depende se "dá dinheiro ou não".

Hoje trazemos em pauta o assunto "Credibilidade X Rentabilidade", abordando os grandes sites de discussão - blogs. O que faz as pessoas acessarem os blogs? Será que são as discussões, ou os assuntos mais diversos e estranos? E onde isso influencia financeiramente? Basta acreditarmos?

Abaixo um artigo veiculado no site "BLOSQUE", e que aborda essa onda de Credibilidade e Rentabilidade nos blogs.


-- Texto escrito em primeira pessoa, por Léo Baiano --

O que é “Credibilidade”?

No dicionário diz: Credibilidade s. f., qualidade daquilo que é crível.

O site Visio Search diz que a “credibilidade de um site de Internet, consiste no grau de confiança e credibilidade que um site de Internet transmite aos seus visitantes.” Embora o artigo não se refira exatamente à nossa questão em pauta, concordo com a definição.

A credibilidade de um blog se resume à uma pergunta: seus visitantes e leitores confiam em você, no que você diz?

Há algum tempo, rolou uma discussão na lista Blogosfera, sobre as promoções em voga. A questão da credibilidade foi discutida; também foram discutidos os posts pagos, onde o blogueiro é pago para escrever sobre determinado blog, serviço ou produto. O denominador comum parecia ser que você (o blogueiro) automaticamente perde credibilidade ao escrever um post pago – seja em forma de dinheiro ou para participar de uma promoção – pois está sendo “subornado”.

Eu discordo, e muito. Acredito que minha credibilidade ante você, leitor, é uma confiança que vai sendo construída à cada post, comentário, resposta, troca de idéias. Não creio que você vá deixar de confiar em mim porque eu escrevi uma resenha do BrPoint, ou do Athena de Vento, ou do que quer que seja.

A questão é a seguinte: a confiança do leitor depende do serviço que o blogueiro mostra. Se ao longo do tempo você constrói um blog útil, claro e honesto, e trata seu leitor com respeito e atenção, não é uma mera resenha ou um post sobre um hype que vai destruir essa relação de confiança. A não ser que você pise na bola, e faça uma grande m*erda, claro. Enquanto eu for coerente com minha proposta, e encarar o blog com a seriedade devida, acho justo confiar no discernimento de meus leitores.

Credibilidade e rentabilidade são coisas opostas, incompatíveis ou excludentes?

Por mais que a gente não goste (é, eu também não gosto disso), os hypes rendem mais. O sangue, a morbidez, a fofoca, as mulheres peladas rendem muito mais que um trabalho sério e bem cuidado. E rendem mais rápido. Claro que eu preferiria que fosse ao contrário – mas a realidade é o que é, e não o que gostaríamos que fosse.

É inegável que o “Pânico” tem muito mais audiência do que toda a programação da TV Cultura JUNTA. A Contigo e a Veja vendem muito mais do que qualquer livro decente. Na Internet não é diferente; a baixaria, as fofocas, as bobagens e as tragédias são muito mais procuradas do que os textos úteis e educativos.

Isso não significa que é impossível ganhar dinheiro com um blog sério. Mas é muito mais difícil e demorado, do que com um blog de hypes caça-paraquedistas. Essa é a realidade. E aí temos uma escolha, pessoal, única e intransferível.

Um blog sério deve se preocupar muito com a credibilidade. Sendo um esforço que só vai render realmente à longo prazo, o blog sério precisa da confiança do leitor, para poder crescer.

E o blog de hypes? O blog de fofocas e notícias de moda, precisa de credibilidade?

Em termos. Por mais que se diga o contrário, nenhum blog sobrevive abusando de seus leitores e visitantes (excetuando talvez o Kibe e afins). Você pode sair ileso de alguma sem-vergonhice ocasional – como o Slonik com as Gatinhas assanhadas e molhadas no banho – mas se os leitores e visitantes frequentemente entram no blog esperando uma coisa e se deparam com outra completamente diferente, logo perderão a paciência e não voltarão mais. Então, um mínimo de credibilidade se faz necessário, mesmo para um blog caça-paraquedistas.

Existem ou não casos em que a credibilidade pode ser deixada de lado?

A minha opinião é: não. Sendo que a credibilidade implica numa relação de confiança com o leitor, e sendo que todos os blogs precisam dessa confiança, em maior ou menor medida (a confiança é o que gera inbound links, citações em outros blogs, recomendações boca à boca, enfim, todas essas coisas que, junto à um bom posicionamento nas buscas, são essenciais ao crescimento de um blog), não se pode abrir mão da credibilidade.

Como Gerar Confiança e Construir Credibilidade?

Isso nem é tão difícil assim. Seja honesto com o leitor, cumpra o que promete, diga a verdade. Isso não significa necessariamente escrever um blog “sério”, mas tratar o blog com seriedade. Se o leitor ou visitante acessa o blog esperando encontrar as últimas novidades sobre o hype do momento, e você lhe oferece isso, está construindo credibilidade. Se você quer publicar uma fofoca quentíssima, mas não tem certeza de que ela seja verdadeira, publique-a, explicando que se trata de um rumor e não de um fato comprovado. Isso é credibilidade. Se cometeu um erro, reconheça-o. Isso gera confiança; depois de tudo, ninguém é perfeito.

A mesma coisa vale para os blogs sérios. Respeite seu leitor, SEMPRE, e ele confiará em você.

Credibilidade X Rentabilidade – o que mais pesa na balança?

Se você leu todos os pontos anteriores, e acompanhou meu raciocínio, já deve saber qual é minha opinião à respeito: as duas coisas têm similar importância. Como sempre, é preciso buscar o equilíbrio. Não vejo que seja necessário abandonar a credibilidade, mesmo no cenário acima citado – a preferência do público pelos assuntos mais, digamos, “pedestres”. É perfeitamente possível ter um blog caça-paraquedistas cheio de hypes, sem perder credibilidade.

A menos que para você credibilidade seja igual à “assuntos sérios, educativos, úteis, relevantes para a cultura e inclusive e de preferência não monetizados” – conceito também bastante difundido. Mas isso é assunto para um outro post.


Data: 16.07.2007