quinta-feira, 27 de maio de 2010

Confiança Interna – Reputação Externa

Anualmente, um grande número de publicações e pesquisas de mercado determinam as empresas mais relevantes em quase todos os setores da economia e as melhores práticas utilizadas por essas empresas. Enquanto as grandes revistas e jornais voltados para o mercado publicam rankings das maiores, melhores e mais admiradas, os estudos e as pesquisas apontam tendências e fatores que devem ser levados em conta por todas as organizações que querem se destacar no mundo dos negócios corporativos.


O Estudo da Confiança* da Edelman, a maior empresa de Relações Públicas independente no mundo, é um dos deles. Publicado anualmente é um dos principais estudos globais sobre credibilidade e confiança empresarial. Em sua décima edição, o Estudo da Confiança 2010 mostra que a confiança é hoje a chave para a sustentabilidade das empresas. E, entre outros fatores, o compromisso com os funcionários é o quinto item de maior relevância para a reputação de uma empresa, abaixo de práticas honestas e transparentes, empresa de confiança, qualidade dos produtos e serviços, comunicação frequente, respectivamente. E chama atenção que os resultados financeiros hoje figuram como o fator menos valorizado.

Acima, a tabela comparativa com os resultados de 2006, mostra que "Tratar bem os funcionários" era considerado por 35% dos entrevistados (o sexto item) como fator de relevância para uma boa reputação corporativa nos Estados Unidos. Em 2010, 72% dos líderes de opinião reconheceram esse item como fator de confiança, um crescimento considerável e que deve ser levado em consideração.

Esse nova postura com relação ao funcionário significa que as empresas precisam cada vez mais se comprometerem com seu público interno. Comprometimento esse que é refletido na identidade com a ética e os valores empresariais, e no orgulho de pertencimento a instituição, fundamentais na hora de comunicar e fazer negócios. E ressalta também a importância do desenvolvimento das pessoas dentro das macro estratégias de uma organização, um investimento na gestão de conhecimento sem precentes até então. O que demonstra que as organizações que trabalham para construir gestões coerentes e inclusivas, pautadas no respeito e na transparência, e mediadas por uma comunicação simétrica de mão dupla, estabelecem uma sólida base de confiança, que se transformam em melhores práticas de mercado.

* O Estudo Anual de Confiança da Edelman (Edelman Annual Trust Barometer) 2010, divulgado em janeiro desse ano, é a décima pesquisa de credibilidade e confiança realizada pela empresa. O estudo entrevistou, via telefone, 4.475 líderes de opinião em 20 países, dentre eles o Brasil. Os entrevistados tem entre 25 e 64 anos, possuem formação superior, fazem parte dos 25% da população de seus países com maior renda familiar, e apresentam interesses significativos em assuntos relacionais à mídia, economia e política.