segunda-feira, 26 de abril de 2010

Credibilidade nos negócios

Estamos vivendo em século dominado pelas tecnologias, as mudanças são constantes. Tornou-se vital para uma organização estar atenta a tudo que a cerca, principalmente nos seus públicos estratégicos; em um mundo onde as relações interpessoais estão em baixa, à informação é disseminada instantaneamente em escala universal, e manter uma boa reputação e imagem se tornou uma tarefa complexa, onde a credibilidade se mostra vital, o alicerce indispensável para o sucesso dos negócios.
Os relaçoes públicas são cientistas sociais, uma complexa área pois sua matéria-prima são as relações humanas, que vivem em processo de metamorfose. Um exemplo claro disso, é a formulação da reputação, resultado de uma serié de ações que promovem uma imagem benéfia da organização, que precisa ser acompanhada de forma cuidadosa periodicamente, caso contrario pode destrir todo um planejamento elaborado, culminando com uma série de malefícios para a organização.
Metaforicamente pode ser comparada como cuidar de uma flor uma flor, que é delicada, que necessita de cuidados, de processos rotineiros de cotidiano, que a deixem com vida, um simples descuido, joga todo o trabalho feito fora, a imagem de beleza que existia, dá lugar apenas a simples pétalas murchas e retorcidas.

Para melhor exemplificar, o texto de Fernando Escobar evidencia de forma clara a importância da credibilidade para o mundo dos negócios principalmente na atualidade, além de mostrar basicamente como se dá sua consolidação

Credibilidade- A chave para um relacionamento profissional ( Fernando Escobar).
Credibilidade. Está é a chave. A chave para um relacionamento profissional produtivo, para uma relação duradoura e edificante. Organizações, pessoas, profissionais liberais e departamentos de uma empresa. Todos têm clientes e fornecedores, sejam internos ou externos, formais ou informais e para com esses, devemos estabelecer relações profissionais, que se mantém com um relacionamento baseado, sempre, na credibilidade. Credibilidade se conquista e se mantém á base de trabalho árduo, amparado num tripé composto por confiança; eficácia; transparência.
(1-) Confiança: estabelecer uma relação de confiança é uma das primeiras diretrizes para se conquistar e manter a credibilidade em um relacionamento. A confiança no seu envolvimento, a confiança no seu comportamento para com a solução conjunta do problema, fornecedor é visto como aliado.
(2-) Eficácia e Eficiência: seja eficaz e eficiente. Essa é a segunda diretriz e a mais mensurável de todas. É conseguir cumprir os acordos pactuados; realizar as entregas no prazo e com a qualidade esperados.
Cronograma não é obra de ficção: “Credibilidade. Está é a chave para um relacionamento profissional produtivo, para uma relação duradoura e edificante”.
(3-) Transparência:Para alinhar as duas diretrizes iniciais, vem a transparência. Reforçando o conceito de aliança, compartilhe os problemas, as inquietudes, as certezas. Franqueza e honestidade lhe dão integridade e credibilidade. Deixe tudo as claras. Isso facilita- e muito- a consecução dos objetivos e a solução criativa para os problemas. A busca incessantemente pelo cumprimento dessas diretrizes não garante por si só, o estabelecimento de uma relação com credibilidade. Entretanto, é plausível afirmar que, o descumprimento de qualquer uma dessas diretrizes, minará qualquer tentativa de estabelecimento de um relacionamento crível. Credibilidade perdida, dificilmente reconquista.