domingo, 4 de abril de 2010

Pesquisa de Clima Organizacional: o que pode tirar sua credibilidade?


E aê, pessoas?!

Bom, acredito que a credibilidade de uma empresa pode ser descoberta através de uma pesquisa de cultura organizacional. Talvez os pocessos de endomarketing estejam falhando e a empresa nem desconfiar.

Através de uma pesquisa de clima pode-se descobrir defeitos de filosofias, e prever novas tendências internas. E isso, aliado a um planejamento eficiente, pode ajustar e melhorar as impressões empresariais.

Eu acredito que, para se fazer um bom trabalho FORA, é preciso que também se esteja fazendo um bom trabalho DENTRO.

E, para ilustrar, cito abaixo um texto muito bom sobre cultura organizacional, capturado do Portal de Administração, com sede em João Pessoa/PB.

Enjoy!

- Tiago Chaves






A pesquisa de clima organizacional é uma forte ferramenta dentro das empresas, mas, dependendo da forma como é aplicada, pode despertar a desconfiança por parte dos funcionários, de acordo com o supervisor de RH (recursos humanos) da Dimensional Equipamentos Elétricos S/A, Gerson Masselari.

Em palestra no 3º ConvirRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), ele afirmou que a pesquisa de clima organizacional é uma forma de monitoramento das condições gerais do ambiente de trabalho das organizações, "em qualquer localidade que a empresa queira investigar", nas palavras do supervisor de RH.

Além disso, ela é um canal importante de comunicação entre a empresa e os colaborados, um termômetro das práticas de gestão. Isso sem falar que pode medir os impactos de mudanças estruturais, culturais e econômicas.

Mas o que se espera dessa pesquisa? Conforme disse Masselari, de modo sintético, o que se pretende é conhecer melhor as peculiaridades e nuances do cotidiano da organização, materializando fatos imperceptíveis aos gestores e transformando em dados aquilo que só se tem uma percepção. Com isso, pode-se determinar linhas de ação.

OS PROBLEMAS
"Quando da aplicação, alguns preceitos devem ser observados. Por ser uma importante fonte de informação, a pesquisa de clima organizacional não pode cair em descrédito, porque também é uma ferramenta de gestão a disposição do RH", explicou Masselari.

Dentre os pontos que colocam tudo a perder, está a falta de objetividade, que torna a pesquisa vaga, ampla e sem conteúdo. A periodicidade também pode se encaixar nesse grupo. "Ela não pode ser muito curta, num tempo em que não se possa aplicar nenhum tipo de ação, ou muito grande", explicou o supervisor de RH.

Outro fator é a falta de critério para a aplicação. Por incrível que pareça, algumas empresas usam a pesquisa de clima organizacional como forma de retaliação, usando informações coletadas dos colaboradores contra os mesmos. Por último, dentre os itens que a colocam em descrédito, está criar perspectivas ou planos de ação que dificilmente serão implantados.

De olho em tudo isso, o supervisor de RH listou aquilo que não deve ser feito em uma pesquisa de clima organizacional. Confira:
* Deve-se atentar para que os gestores eventualmente envolvidos na pesquisa não tenham acesso às respostas antes da compilação dos dados;
* Deve-se atentar para que haja imparcialidade na compilação dos dados;
* Deve-se atentar para que a pesquisa não seja engavetada;
* Deve-se certificar de que foi dado feedback aos interessados (gestores).


Por Equipe InfoMoney
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